top of page

Correio Eletrônico

O correio eletrônico, também conhecido como e-mail, é um programa em que é possível realizar trocas de mensagens pela internet e se tornou uma alternativa bem sucedida no decorrer dos anos. Por ele é possível o envio e a troca de documentos, imagens e áudios para qualquer pessoa que possua um endereço de correio eletrônico.

Para acessar um e-mail não basta apenas a internet, pois é necessário também um endereço eletrônico pessoal. Esse endereço é separado por @ (arroba) como: horadeestudar@horadeestudar.com.br. Nos sites que oferecem contas de endereço eletrônico é possível realizar um cadastro, inserir uma senha e um nome de usuário para ter acesso aos emails. Horadeestudar: é o nome da empresa ou do usuário da conta de e-mail; Gmail.com: é o endereço da empresa que possibilita o acesso ao correio eletrônico. As mais conhecidas são: yahoo, hotmail, gmail, etc.

 

Caixa de Entrada: A caixa de entrada é onde os usuários recebem suas mensagens e elas ficam nesse local até serem arquivadas, lidas ou apagadas.

 

Caixa de Saída: Nesse espaço ficam os e-mails que o usuário já enviou.

 

Atividades do Correio Eletrônico:

Pedir arquivos;

Solicitar informações;

Mandar mensagens;

Fazer leitura de informações;

Fazer download de arquivos, etc.

Como enviar mensagens no e-mail

Cada programa de e-mail possui uma maneira própria de encaminhar as mensagens e o usuário deve verificar suas orientações e regulamentos. Para que o e-mail seja enviado é importante preencher os seguintes dados:

 

To: é o endereço para qual será enviada a mensagem;

 

Cc: vem do inglês Carbon Copy (cópia carbonada). Nesse espaço você coloca o endereço de uma pessoa que receberá uma cópia do e-mail.

 

Bcc: vem do inglês Blind Carbon Copy (cópia cega). Utilizado quando o usuário deseja encaminhar um e-mail e anexa um destinatário que não deve aparecer na mensagem para as outras pessoas.

 

Subject: é o assunto de sua mensagem e pode ou não ser preenchido.

 

Servidores de e-mail e seus protocolos

 

Os correios eletrônicos podem ser divididos de duas formas: os agentes de usuários e os agentes de transferência de mensagens. Os agentes usuários são exemplificados pelo Mozilla Thunderbird e pelo Outlook. Já os agentes de transferência realizam um processo de envio dos agentes usuários e servidores de e-mail.

Os agentes de transferência usam três protocolos: SMTP (Simple Transfer Protocol), POP (Post Office Protocol) e IMAP (Internet Message Protocol). O SMTP é usado para transferir mensagens eletrônicas entre os computadores. O POP é muito usado para verificar mensagens de servidores de e-mail quando ele se conecta ao servidor suas mensagens são levadas do servidor para o computador local. Pode ser usado por quem usa conexão discada.

Já o IMAP também é um protocolo padrão que permite acesso a mensagens nos servidores de e-mail. Ele possibilita a leitura de arquivos dos e-mails, mas não permite que eles sejam baixados. O IMAP é ideal para quem acessa o e-mail de vários locais diferentes.

 

Outlook Express

 

Os navegadores disponibilizam correios eletrônicos para que os usuários possam receber e enviar e-mails. O Outlook Express é um programa associado ao sistema operacional Windows. O endereço de e-mail fica da seguinte forma: nomedousuario@nomedoprovedor.dominio.pais

 

Segmentos do Outlook Express

 

Painel de Pastas: permite que o usuário salve seus e-mails em pastas específicas e dá a possibilidade de criar novas pastas;

 

Painel das Mensagens: onde se concentra a lista de mensagens de determinada pasta e quando se clica em um dos e-mails o conteúdo é disponibilizado no painel de conteúdo.

 

Painel de Conteúdo: esse painel é onde irá aparecer o conteúdo das mensagens enviadas.

 

Painel de Contatos: nesse local se concentram as pessoas que foram cadastradas em sua lista de endereço.

bottom of page