top of page

Nossas Notícias

SACIONAMENTO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE

 

Notícia do dia 26 de Junho de 2015. 

 

Segundo o site do G1 – Globo.com, em apenas 2 dias -  1.801 Planos Municipais de Educação foram sancionados e o número dobrou entre esta terça e esta quinta, quando acabou o prazo. Municípios e estados tinham até a quarta (24) para sancionar a lei.

O fim do prazo dos Planos Municipais de Educação,

Renato Janine Ribeiro(ministro da educação), afirmou que 1.918 municípios já tinham planos sancionados, e 807 estavam aprovados na Câmara Municipal, e apenas aguardavam a sanção do Poder Executivo. Ou seja, que cerca de 48 horas, 994 foram colocados em votação no Legislativo, aprovados e sancionados. Os 3.719 municípios que já cumpriram a etapa representam 66,8% do total

O MEC divulgou informações sobre a situação de cada município e estado. O levantamento foi feito em 23 de março registrou que só 46 dos 5.570 municípios brasileiros haviam finalizado o plano.

Ocorrerá punições para quem descumprir a meta por parte dos gestores e  não está diretamente relacionado a multas ou outras punições. Embora o PNE tenha sido aprovado há nove meses e suas regras e metas já estejam valendo, ainda não há uma regulamentação que especifique responsabilidades para os gestores que descumprirem os prazos e metas. Porém, segundo o MEC, os gestores estão submetidos a possíveis ações civis públicas, caso não sigam a legislação vigente.

 

 

 

 

REAJUSTE DO FIES.

 

Notícias do dia 26 de Junho de 2015.

 

De acordo com o site do G1 – Globo.com, o Fies terá reajuste com juros de 6,5% e mais 61,5 mil vagas no 2º semestre. Edital será publicado em 3 de julho; aumento só vale para novos contratos. Serão priorizadas vagas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou que neste ano de 2015 o FIES terá reajuste com juros. Nesta sexta-feira (26), ele disse que as vagas da segunda edição do ano se somam às 252,5 mil vagas já abertas no primeiro semestre, chegando ao total de 314 mil estudantes financiados em 2015.

O Fies financia cursos de ensino superior de estudantes brasileiros em instituições privadas. Os juros cobrados atualmente são de 3,4%, e os estudantes só precisam começar a pagar o valor financiado dois anos após concluírem o curso.

Os juros e todas novas regras se aplicam somente aos contratos novos. Você não pode mudar um contrato por vontade unilateral. O governo firmou um contrato com milhões de estudantes com determinadas regras e essas regras serão mantidas e respeitadas. Segundo o ministro, as mudanças só valerão para os próximos contratos.

 

 

 

USP ANÚNCIA LISTA DE TODOS OS CURSOS QUE TERÃO VAGAS PARA CANDITADOS QUE REALIZARÃO O ENEM E A FUVEST NESTE ANO DE 2015.

 

Notícias do dia 26 de Junho de 2015.

 

Conforme o site do G1 – Globo.com a USP vai ter vagas pelo Enem e pela Fuvest, veja a lista de todos os cursos. Além da adesão parcial ao SISU foi aprovada nesta terça no Conselho Universitário. E as Faculdades podem escolher quantas vagas vão oferecer com base no Enem.

O reitor Marco Antonio Zago, aprovou a proposta da adesão parcial ao SISU e a instituição da USP decidiu que 1.499, das 11.057 vagas do vestibular 2016 serão preenchidas por meio da nota do Enem 2015. Para chegar em um acordo, resolveram elaborar uma votação para saber se todos eram a favor dessa adesão, sendo que 91% dos conselheiros voltaram a favor.

Foram definidos antes se queriam ou não aderir ao Enem, e depois as unidades também definiram o número de cotas - quantas vagas pretendem oferecer em cada modalidade de concorrência. O SISU tem diferentes opções: ampla concorrência e reserva de vagas (para estudantes de escola pública, autodeclarados pretos, pardos e indígenas que cursaram a rede pública, e segundo a renda familiar -candidatos com renda de até 1,5 salário mínimo que tenham cursado escola pública e candidatos na mesma situação, mas autodeclarados pretos, pardos e indígenas).

O total das vagas são de 1.499 destinadas ao SISU, a grande maioria (1.159) deve ser reservada para estudantes da rede pública. Isso significa que, pela primeira vez, a USP terá garantia de que pelo menos 10,5% das vagas da Fuvest serão preenchidas por estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública. A outra parte dessas vagas será reservada para cotas raciais em 14 cursos: bacharelado em sistemas de informação, licenciatura em ciências da natureza, educação física e saúde, gerontologia, obstetrícia, bacharelados em têxtil e moda, lazer e turismo e gestão ambiental, gestão em políticas e marketing na USP Leste, saúde pública nas Clínicas, fonoaudiologia em Bauru, psicologia e relações internacionais em São Paulo. Porém, o número exato não foi informado por todas as unidades.

 

 

 

bottom of page