top of page

Crase

COMBINAÇÃO E CONTRAÇÃO:

 

As preposições podem se unir a outras palavras formando combinações e contração. Ocorre combinação quando a preposição, na união com outra palavra, mantém todos os fonemas, ou seja, não sofre alterações no som. Isso acontece, por exemplo, na junção da preposição a e o artigo masculino o(s). 

A contração ocorre quando a preposição, na união com outra palavra, sofre alterações fonológicas, ou seja, há perda de sons.

IMPORTANTE:

A contração da preposição a com o artigo a ou com pronomes a, aquele(s), aquela(s), aquilo recebe o nome de CRASE. Na escrita, esse fenômeno é indicado pelo acento grave.

EXEMPLOS DE CRASE:

 

1- Colocar um termo masculino no lugar do termo feminino que se está em dúvida. Se surgir a formaao, ocorrerá crase antes do termo feminino.

Veja os exemplos:

 

2- Trocar o termo regente acompanhado da preposição a por outro acompanhado de uma preposição diferente (para, em, de, por, sob, sobre). Se essas preposições não se contraírem com o artigo, ou seja, se não surgirem novas formas (na (s), da (s), pela (s),...), não haverá crase.

Veja os exemplos:

Conheço "a" aluna. / Conheço o aluno.Refiro-me ao aluno. / Refiro-me à aluna.

 

- Penso na aluna.- Apaixonei-me  pela aluna. 

- Começou a brigar.- Cansou de brigar.
- Insiste em brigar.
- Foi punido por brigar.
- Optou por brigar.

bottom of page