
Hora
DE
Estudar
Compartilhando
o
conhecimento




Sejam todos bem-vindos
O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.
Leonardo da Vinci.
Elementos do Clima
Tempo – refere-se ao comportamento da atmosfera em um determinado momento e lugar. O tempo pode se alterar rapidamente com as mudanças nas condições atmosféricas.
Clima – refere-se ao comportamento da atmosfera observando-se a sucessão dos tempos meteorológicos com ciclos que se repetem, em linhas gerais, a cada ano. Alterações climáticas ocorrem em períodos mais longos. Situações anômalas em determinado ano não são suficientes para caracterizar alterações permanentes no clima de uma região, país ou continente. Influenciam na formação do tempo e do clima os seguintes elementos estáticos e dinâmicos;
Elementos Estáticos
- Altitude
- Latitude
- Continentalidade
- Maritimidade
- Vegetações
- Correntes marítimas
- Altitude (quanto maior a altura, menor a temperatura visto que a irradiação do calor é feita pelas superfícies sólidas e líquidas da Terra e, também, porque os componentes gasosos da atmosfera se vão dispersando na medida em que se sobe);
Elementos dinâmicos
- Temperatura
- Pressão atmosférica
- Ventos
- Umidade do ar
- Precipitações
O conjunto desses elementos forma as massas de ar
Massas de ar
As massas de ar são porções da atmosfera com determinadas condições de temperatura, umidade e pressão atmosférica.
Quais são as massas de ar que existem?
-Massa Polar Atlântica – durante o verão chega ao território brasileiro menos fria e mais úmida contribuindo muito para a ocorrência das chuvas frontais. No inverno é mais fria e menos úmida contribuindo para a formação de geadas, queda de neve (esporadicamente no Sul do Brasil) e para o fenômeno da friagem na Amazônia Ocidental e Centro-Oeste.
-Massa Tropical Atlântica – é quente e úmida. Atua no leste do nosso território provocando chuvas na fachada litorânea do Nordeste, Sudeste e parte da Região Sul.
-Massa Tropical Continental – é quente e seca. Proveniente da Depressão do Chaco no Paraguai contribui com o inverno quente e seco da porção central do território brasileiro.
-Massa Equatorial Atlântica – quente e úmida. Proveniente do Atlântico, na região equatorial, provoca chuvas no litoral da Amazônia e parte do Nordeste.
-Massa Equatorial Continental – é quente e, apesar de ser uma massa continental, é úmida devido à contribuição da evapotranspiração da imensa Floresta Amazônica. Atua sobre a Amazônia Centro-ocidental e, no verão, expande sua atuação até o Sudeste brasileiro, contribuindo com as fortes chuvas de verão.
Tipos de Clima
-Equatorial – sempre quente e sempre úmido. Apresenta reduzida amplitude térmica e um elevado índice de chuvas. Ocorre na Amazônia brasileira.
-Tropical – sempre quente, com verão chuvoso e inverno seco. Também chamado de tropical continental é o clima predominante no país. Apresenta uma variação mais úmida junto ao litoral (Tropical Úmido).
-Semiárido – sempre quente, com reduzido índice de chuvas (mal distribuídas). Apresenta a maior média térmica do país.
Ocorre no Sertão.
-Tropical de altitude – chuvas concentradas no verão e inverno seco. Sua média térmica é inferior ao tropical por influência
da altitude e maior atuação da m.P.a.
-Subtropical – apresenta a menor média térmica do país (16° - 18° C), a maior amplitude térmica (grandes variações de temperatura entre o verão e o inverno) e chuvas regulares, bem distribuídas. É típico da Região Sul, abaixo do Trópico de Capricórnio.
