
Hora
DE
Estudar
Compartilhando
o
conhecimento




Sejam todos bem-vindos
O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.
Leonardo da Vinci.
História Antiga
É uma época histórica que coincide com o surgimento e desenvolvimento das primeiras civilizações, também conhecidas como civilizações antigas. De acordo com a historiografia, o início deste período é marcado pelo surgimento da escrita (por volta de 4.000 a.c), que representa também o fim da Pré-História. De acordo com este sistema de periodização histórica, a Antiguidade vai até o século V, com a queda do Império Romano do Ocidente após as invasões dos povos germânicos (bárbaros).
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS DESTA ÉPOCA
-
Surgimento e desenvolvimento da vida urbana;
-
Poder político centralizado nas mãos de reis;
-
Sociedade marcada pela estratificação social;
-
Desenvolvimento de religiões (maioria politeístas) organizadas;
-
Militarização e ocorrências constantes de guerras entre povos;
-
Desenvolvimento e fortalecimento do comércio;
-
Desenvolvimento do sistema de cobrança de impostos e obrigações sociais;
-
Criação de sistemas jurídicos (leis);
-
Desenvolvimento cultural e artístico.
PRINCIPAIS POVOS E CIVILIZAÇÕES ANTIGAS
-
Mesopotâmia
-
Persas
-
Egito Antigo
-
Hebreus
-
Hititas
-
Grécia Antiga
-
Roma Antiga
-
Creta
-
Povos Bárbaros
-
Celtas
-
Etruscos
Mesopotâmia - Tem origem grega e significa “terra entre rios”. Essa região localiza-se entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde atualmente é o Iraque. Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história.
Sumérios - Este povo destacou-se na construção de um complexo sistema de controle da água dos rios. Construíram canais de irrigação, barragens e diques. A armazenagem da água era de fundamental importância para a sobrevivência das comunidades.
Babilônios - Este povo construiu suas cidades nas margens do rio Eufrates. Foram responsáveis por um dos primeiros códigos de leis que temos conhecimento. Baseando-se nas Leis de Talião (“ olho por olho, dente por dente”), o imperador de legislador Hamurabi desenvolveu um conjunto de leis para poder organizar e controlar a sociedade.
Assírios - Este povo destacou-se pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar. Encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Eram extremamente cruéis com os povos inimigos que conquistavam.
Acadianos - Os acádios, grupos de nômades vindos do deserto da Síria, começaram a penetrar nos territórios ao norte das regiões sumérias, terminando por dominar as cidades-estados desta região por volta de 2550 a.C.. Mesmo antes da conquista, porém, já ocorria uma síntese entre as culturas suméria e acádia, que se acentuou com a unificação dos dois povos.
