top of page

Localização Geográfica

O território brasileiro está localizado, a oeste do meridiano de Greenwich, portanto, sua área está situada no hemisfério ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério setentrional (norte) e 93% localizados no hemisfério meridional (sul).

O Brasil está situado na América do Sul. Banhado a leste pelo Oceano Atlântico, possui várias ilhas oceânicas, destacando-se as de Fernando de Noronha, Abrolhos e Trindade. Ao norte, a oeste e ao sul limita-se com todos os países do continente sul-americano, excetuando-se o Chile e o Equador.

 

Divisão Regional Brasileira

 

A divisão regional brasileira é realizada de duas formas: através das 05 (cinco) regiões do IBGE (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) ou a partir de 03 (três) grandes regiões geoeconômicas (Amazônia Nordeste e Centro-Sul)

 

Brasil: Divisão Regional – Atual

 

A última divisão regional do Brasil foi estabelecida pelo IBGE em 1988 com a criação do estado de Tocantins, antes pertencente ao estado de Goiás. Com o desmembramento, essa porção do território deixou de fazer parte da Região Centro-Oeste, por suas características naturais e em virtude das formas particulares de ocupação do espaço, e foi considerada parte integrante da região Norte.

A regionalização do IBGE é a mais utilizada em livros, jornais, revistas e pela mídia em geral. Os críticos dessa divisão regional afirmam que ela se baseia nos limites dos estados brasileiros e que nem sempre essas divisões são adequadas para delimitar regiões.

 

-Norte: Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins.

-Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

-Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

-Sudeste: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito do Santo.

-Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

bottom of page