
Hora
DE
Estudar
Compartilhando
o
conhecimento




Sejam todos bem-vindos
O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.
Leonardo da Vinci.
Pronome
PRONOME é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma forma:
Existem seis tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e interrogativos.
TIPOS DE PRONOMES:
Pronomes Pessoais - São aqueles que substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala.
Pronome Reto - Os pronomes retos apresentam flexão de número, gênero (apenas na 3ª pessoa) e pessoa, sendo essa última a principal flexão, uma vez que marca a pessoa do discurso.
Pronome Oblíquo - Os pronomes oblíquos sofrem variação de acordo com a acentuação tônica que possuem, podendo ser átonos ou tônicos.
Pronome Reflexivo - : é o que promove uma relação entre: Substantivo e verbo; Pronome e verbo; Substantivo e substantivo; Pronome e substantivo;
Pronomes Possessivos - São palavras que, ao indicarem a pessoa gramatical (possuidor), acrescentam a ela a ideia de posse de algo (coisa possuída).
Pronomes Demonstrativos - são utilizados para explicitar a posição de uma certa palavra em relação a outras ou ao contexto. Essa relação pode ocorrer em termos de espaço, tempo ou discurso.
Pronomes Indefinidos - São palavras que se referem à terceira pessoa do discurso, dando-lhe sentido vago (impreciso) ou expressando quantidade indeterminada.
Pronomes Relativos - São pronomes relativos aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. Introduzem as orações subordinadas adjetivas.
Pronomes Interrogativos - São usados na formulação de perguntas, sejam elas diretas ou indiretas. Assim como os pronomes indefinidos, referem-se à 3ª pessoa do discurso de modo impreciso. São pronomes interrogativos: que, quem, qual (e variações), quanto (e variações).
FUNÇÃO SINTÁTICA DO PRONOME OBLIQUO:
PROCEDIMENTO: 1)Decompor a sentença – separar o que é Objeto direto, Objeto indireto e Objeto direto e indireto; 2)Analisar.
FUNÇÃO SINTÁTICA DO PRONOME RELATIVO:
PROCEDIMENTO: 1)Decompor a sentença – separar o que é Oração Principal, do que é Oração Subordinada; 2)Trocar pronome relativo pelo referente; 3)Analisar.
FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES PESSOAIS E POSSESSIVOS:
PROCEDIMENTO: 1) Verificar o tipo de pessoa e se estar no singular e plural; 2) Subdividir os pronomes pessoais em reto e oblíquo, já o possessivo ver se está indicando relação de posse; 2)Analisar.
O USO DOS PRONOMES “EU” E “MIM”
A regra é clara!
PRONOMES RETOS E OBLÍQUOS: preposição (para, entre, de, sem).
OBS.: Toda preposição transforma o EU em MIM e o TU em TI.
Após preposição, os pronomes retos EU e TU mudam de forma, viram tônicos MIM e TI.
Quando a regra não vale?
Mesmo após PREPOSIÇÕES, se o pronome funciona como SUJEITO de um verbo, ele deve assumir a forma RETA. (pronome pessoal do caso reto)
O PRECONCEITO FOI CRIADO!
fazer
escrever
Para MIM anotar
comprar
sair
O pronome “mim” pode vir antes do verbo!
