
Hora
DE
Estudar
Compartilhando
o
conhecimento




Sejam todos bem-vindos
O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.
Leonardo da Vinci.
Verbo
VERBOS - São Palavras que exprimem ações, mudanças de estados e fenômeno meteorológicos, sempre em determinado tempo.
LOCUÇÕES VERBAIS: quando dois ou mais verbos têm o valor de um eles formam uma locução verbal, que é sempre composta de verbo auxiliar + verbo principal.
Verbo Auxiliar – Auxilia construção de análise.
Verbo Principal – Apare em 3 formas nominais (infinitivo, gerúndio e particípio).
As formas nominais expressam o fato de modo vago e desempenham as funções característica dos nomes – substantivas, adjetivas e advérbios.
1- INFINITIVO: A forma do infinitivo desempenha funções semelhante a do substantivo, pois “nomeia” uma ação, estado ou fenômeno. Caracteriza-se pelas terminações: AR, ER e IR.
2- PARTICÍPIO: Desempenha função semelhante à do adjetivo. Caracteriza-se pelas terminações: ADO(A) e IDO(A).
Os verbos, no particípio, ainda podem ser irregulares, quando tiverem uma forma diferente daquela dos regulares. (Tendência de uso dos particípios duplos).
Na norma culta, existe uma orientação para o uso dessas diferentes formas verbais.
As formas de particípio regular usam determinados verbos auxiliares e os irregulares utilizam-se de outros. Particípio Regular, emprega-se com os auxiliares TER e HAVER. Já o Particípio Irregular, emprega-se com os verbos SER e ESTAR.
3- GERÚNDIO: Desempenha função semelhante à do adjetivo e à do adverbio. Caracteriza-se pelas terminações: ANDO, ENDO e INDO.
PARA QUE SERVE O GERÚNDIO?
Serve par “alongar” um fato na linha do tempo, ou seja, para estender a sua duração.
QUANDO, ENTÃO, USAR O GERÚNDIO?
Toda vez que o fato expresso pelo verbo for possível de ser “alongado” na linha do tempo, ou seja, toda vez que o fato referido pelo verbo comportar a ideia de duração prolongada.
AS FORMAS NOMINAIS DO VERBO
DIFERENÇA ENTRE OS VERBOS REGULARES E IRREGULARES:
*CLASSIFICAÇÃO DOS VERBOS: os verbos da língua português podem ser divididos em três grupos, as chamadas conjunções. Para cada uma das conjunções, há um modelo que indica as formas verbais consideradas regulares. De acordo com a reação que estabelecem com esse paradigmas os verbos podem ser classificados em:
a) REGULARES – obedecem precisamente ao paradigma da respectiva conjugação (AR, ER e IR).
b)IRREGULARES – não seguem nenhum paradigma da respectiva conjugação, podem apresentar irregularidades no radical ou nas terminações.
IMPORTANTE:
Lembrar que, para a nossa tranquilidade, o número de verbos irregulares é bastante pequeno se comparado ao dos regulares. Portanto, na dúvida sobre um determinada conjunção irregular, aconselhamos que você consulte um bom dicionário ou uma gramática para não cometer erros!
ANÔMALOS, DEFECTIVOS E ABUNDANTE
1- ANÔMALOS: apresentam profundas alteração nos radicais em sua conjugação. São os verbos SER e IR. Observe que a conjugação do pretérito perfeito e do pretérito mais que perfeito de SER e IR são exatamente iguais. O contexto frasal é que distinguirá um verbo do outro.
2- DEFECTIVOS: trata-se daqueles verbos que não são conjugados em determinadas pessoas, tempos ou modos. Exemplo: doer, colorir, abolir, falir, etc.
3- ABUNDANTE: os chamados verbos abundantes apresentam mais de uma forma para uma determinadas flexão. A abundância ocorre no particípio, sendo uma forma regular(terminada em ADO ou IDO) e, a outra, irregular(provavelmente do latim ou de nome que passou a ter aplicação como verbo).
PEGO OU PEGADO? CHEGO OU CHEGADO?
Pego e Pegado são empregados normalmente, de acordo com os auxiliares que os acompanham: foi pego e tinha pego.
Já a forma pagado tem caído em desuso, por isso se recomenda o emprego de pago, qualquer que seja o seu auxiliar.
A forma chego não existe na língua portuguesa. As pessoas que empregam essa forma provavelmente o fazem por analogia a outros particípios irregulares, como: pego, pago, entregue...
FLEXÕES DE NÚMERO, PESSOA, TEMPO E MODO
Flexões Verbais (transformações) – Chamamos de flexões verbais todas as mudanças que podem ser operadas numa forma verbal. As flexões verbais são quatro: PESSOAS e NÚMEROS; MODO; TEMPO; VOZ;
1- PESSOAS e NÚMEROS – para cada uma das pessoas de 1°, 2° ou 3° do singular ou plural, o verbo passa por transformações ou o verbo se ajusta aos diferentes conceitos.
2- MODO – revela a circunstância em que o fato verbal ocorre. (Indicativo[certeza]; Subjuntivo[dúvida]; Imperativo[impor algo]).
3- TEMPO – Relaciona-se ao momento expresso pela ação verbal, denotando a ideia de um processo ora concluído, em fase de conclusão ou que ainda está para concluir, representado pelo tempo presente, pretérito e futuro.
4- VOZ – A voz verbal caracteriza a ação expulsa pelo verbo em relação ao sujeito, classificação em:
VOZ ATIVA – é o agente da ação verbal.
VOZ PASSIVA – sofre a ação expressa pelo verbo.
VOZ REFLEXIVA – pratica e recebe a ação verbal.
VOZ REFLEXIVA RECÍPROCA – ação mútua entre os elementos expressos pelo sujeito.
TABELAS DE VERBOS:


